Município encaminhará decreto de situação de emergência devido à estiagem


Secretarias: Gabinete do Vice-Prefeito, Secretaria Municipal de Agricultura, Gabinete do Prefeito
Data de Publicação: 19 de fevereiro de 2026
Crédito da Matéria: Dyuli Soares - Agente de Comunicação
Fotos: Dyuli Soares - Agente de Comunicação

Foi realizada na manhã desta quinta-feira (19), em Rosário do Sul, uma reunião para tratar da estiagem que afeta o município e os impactos já registrados nas lavouras. O encontro teve como pauta principal a definição sobre a necessidade de decretação de situação de emergência.

Durante a reunião, ficou definido por unanimidade que o município fará a solicitação do decreto de situação de emergência, medida que será formalizada assim que a EMATER/RS-Ascar concluir o levantamento oficial das perdas registradas nas lavouras. Após a emissão do laudo, o documento será encaminhado à Defesa Civil Municipal, que dará sequência ao processo junto à Defesa Civil do Estado do Rio Grande do Sul.

Participaram da reunião o prefeito em exercício, Luis André Sasso, o deputado federal Pedro Westphalen, o secretário municipal de Agricultura e presidente do Conselho Municipal de Agricultura, Plínio Amaral, além de representantes do Sindicato Rural, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Defesa Civil Municipal, Defesa Civil Estadual e da Emater.

A medida busca garantir o acesso a mecanismos de apoio e políticas públicas que auxiliem os produtores rurais afetados, minimizando os prejuízos causados pela falta de chuvas e contribuindo para a recuperação do setor agrícola no município.


MEDIDA SITE  (49).png
© Copyright 2026 - Todos os direitos reservados à Prefeitura de Rosário do Sul/RS