Projeto "Leitura que Acolhe" amplia o acesso aos livros em instituições de Rosário do Sul
Secretarias: Secretaria Municipal Desporto, Cultura e Turismo
Departamentos: Departamento Cultural
Data de Publicação: 3 de julho de 2026
Crédito da Matéria: Dyuli Soares - Agente de Comunicação
Fotos: Divulgação
Com o objetivo de ampliar o acesso à leitura e à cultura, a Biblioteca Pública Municipal Dr. Werneldo Wörbe desenvolve o projeto Leitura que Acolhe (Biblioteca Expandida), iniciativa que leva parte do acervo da biblioteca para diferentes instituições do município por meio da implantação de microbibliotecas comunitárias, também chamadas de pontos de leitura.
O projeto é destinado a instituições, escolas, empresas, órgãos públicos e associações de Rosário do Sul interessadas em firmar parceria com a Biblioteca Municipal, contribuindo para descentralizar o acesso aos livros e incentivar o hábito da leitura em diferentes espaços da comunidade.
Nesta etapa, já receberam os acervos do projeto as seguintes instituições: Associação Amigos dos Autistas de Rosário do Sul (AMAR); Casa de Passagem; Liga Feminina de Combate ao Câncer; Lar do Idoso; CRAS Girassóis; CRAS Galvane Senisse; CAPS; CREAS.
Cada instituição recebe um conjunto de obras selecionadas pela equipe da Biblioteca Municipal, formando um ponto de leitura acessível aos usuários e frequentadores desses espaços.
A proposta busca aproximar os livros da comunidade, ampliando as oportunidades de leitura em locais onde o público já desenvolve atividades de atendimento, convivência, acolhimento e aprendizagem.
Como participar
Instituições, escolas, empresas, órgãos públicos e associações interessadas em integrar o projeto Leitura que Acolhe (Biblioteca Expandida) podem solicitar a participação por meio do formulário disponível no link:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfUVT9nSHNcrgByKpy4f1ej_IdHZ1CrFOk3IAtv5V_9D8vQqg/viewform
Após o cadastro, a Biblioteca Pública Municipal realizará a análise das solicitações e o planejamento da implantação dos novos pontos de leitura, conforme a disponibilidade do acervo e o cronograma de atendimento do projeto.
